Instituto Votorantim

Instituto Votorantim
Edivânia, presidente da Sabores da Fazenda desabastecendo o caminhão com insumos.

Casos de Negócios Inclusivos

Eventos

Please enable Javascript to view this calendar.

Instituto Votorantim: governança territorial e desenvolvimento local

O Instituto Votorantim apoia o desenvolvimento de municípios por meio do Programa Redes para o Desenvolvimento Sustentável (ReDes), criado pela parceria com o BNDES. O principal objetivo do ReDes é promover uma aproximação entre a atuação social e as estratégias de negócio das empresas do Grupo Votorantim. O ReDes se dedica a desenvolver ações que contribuam para a redução da pobreza e da dependência das comunidades locais, bem como promover a diversificação econômica das comunidades e aproveitar possíveis sinergias para incluir novos fornecedores locais.

Além da preparação da comunidade local para autogerir o negócio, a maior contribuição do ReDes é o aporte de capital investido para criar uma infraestrutura mínima para fazer funcionar o empreendimento. As estratégias do ReDes são desenvolvidas e geridas por grupos associativos ou cooperativos, utilizando a capilaridade e o conhecimento local para potencializar a atuação em municípios com concentração de pobreza e baixo dinamismo econômico. Para garantir a sustentabilidade financeira dos negócios locais, disponibiliza-se uma consultoria de campo que acompanha os empreendimentos durante três anos, garantindo que estejam maduros o suficiente e que seus gestores locais estejam capacitados para assumir a gestão autônoma.

Para o município, o aumento de renda e criação de postos de trabalho locais geram benefícios indiretos que impactam na qualidade de vida local. O programa permite ainda ao município o acesso a novos recursos e parcerias, contribuindo para o desenvolvimento local. Atualmente o programa atua em 25 municípios de 12 estados e investe aproximadamente R$ 34,2 milhões em 48 negócios inclusivos, geridos por cooperativas e associações locais.

 


Tag's: Nenhuma tag relacionada